top of page

Caderno 4 - Lavar a loiça

  • Foto do escritor: In!quieto
    In!quieto
  • 20 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de jan. de 2019


Uma das coisas que mais odeio fazer na cozinha é lavar a loiça, mas como sou cozinheira é algo que tenho que fazer constantemente. Mesmo tendo máquina de lavar (aquele luxo maravilhoso) muitas vezes acabo por lavar coisas à mão, ou porque não tenho loiça suficiente para encher a máquina ou porque há coisas que não suportam tanto calor e têm que ser lavadas à mão.


Para mim esta mudança foi super fácil de fazer, como já odeio lavar a loiça é me indiferente se lavo com esponja ou com outra coisa qualquer. Digo isto porque conheço algumas pessoas que não se habituaram a esta mudança e preferem comprar esponjas biodegradáveis a optar por coisas reutilizáveis.


Gosto de experimentar tudo e mais alguma coisa por isso partilho aqui convosco os vários utensílios que uso para lavar a loiça e não só. Não vou falar sobre os materiais de que são feitos os utensílios porque existem imensooooos tipos, mas procurem (sempre que possível) materiais biodegradáveis, biológicos e que pareçam resistentes.



1) Escova com cabo comprido - Para mim este utensílio é o que substitui melhor a esponja: limpa tudo, chega a qualquer lugar e serve tanto para limpar coisas mais delicadas como panelas. Já tenho a pega à pelo menos 2 anos e só troquei a parte de cima (cabeça) 3 vezes, pode parecer nojento mas eu lavo (sempre que me lembro) com vinagre e bicarbonato de sódio e nunca tive problemas com maus cheiros, aparecimento de bolores ou algo do género. Já comprei cabeças na Maria Granel, Miosótis e Mind the Trash. Existem imensos tipos de escovas como estas e quase todas funcionam com a maioria das cabeças vendidas por aí, comprem e se não gostarem para lavar a loiça acreditem que ela vai ser útil para limpar outras coisas (ex. casa de banho).


2) Escovinha - Eu não faço a menor ideia onde comprei esta escovinha mas já a uso à 1 ano e serve maioritariamente para lavar alguns vegetais e limpar as unhas depois de cozinhar.


3) Escova "grossa" - Sim, eu sei que não é este o nome mas achei que fazia sentido. Esta escova tem os fios bem mais grossos do que as outras e ajuda MUITOO a lavar panelas. Basicamente uso para duas funções: lavar panelas ou travessas mais sujas e lavar vegetais de casca dura como abóbora (quando cozinho com casca).


4) Escova de dentes velha - Coloquei esta porque para mim é um ótimo exemplo de como podemos dar uma segunda vida a algo que iria para o lixo. Quando já não quero usar a escova de dentes porque está velha lavo bem com vinagre e bicarbonato de sódio e coloco junto das outras escovas (para lavar loiça) para lavar garrafas ou coisas mais pequenas.


Por um dia a dia mais consciente,




Comments


bottom of page