top of page

2 tipos de "húmus"

  • Foto do escritor: In!quieto
    In!quieto
  • 31 de jan. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de fev. de 2019


Quem é que aqui já se fartou de húmus?


Aqui na casa da Carmela, gostamos muitoooo de húmus mas sinceramente não somos fãs do húmus tradicional. Ficaram confusos? É normal, quase toda a gente fica quando apresento as nossas interpretações do húmus.


Para quem quiser um húmus tradicional por favor dirijam-se ao google, pesquisem húmus e vão ter 10000000 receitas para experimentar. Aqueles que quiserem atrever-se a experimentar novos sabores sigam as próximas receitas e não se esqueçam de ler as notas no fim, lá eu conto muitaaaas outras formas de reinventarem esta pasta de grão deliciosa e super versátil.



Utensílios:


*Varinha mágica - neste caso usei a varinha porque nem toda a gente tem processador ou liquidificadora em casa. Dependendo da máquina que usam devem colocar mais ou menos líquidos, se usarem um processador daqueles mega bons, por exemplo, coloquem menos líquido.


*Recipiente para triturarem tudo.


*Frigideira (utilizada numa das receitas apenas).


1º Húmus - Pasta de grão aromatizada com limão e hortelã


Ingredientes:


*200 gr - Grão de bico;

*1 unidade - Dente de alho;

*Sumo - Limão pequeno;

*1 chávena café - Água (esta quantidade varia);

*1/2 chávena café - Azeite;

*1 mão cheia - Folhas de hortelã;

*1 colher de chá - Sal;

*Uma pitada - Pimenta;

*Uma pitada - Gengibre.


Como fazer:


1) Triturar tudo - ir juntando a água até estar da textura que desejam. Depende do tipo de processador que estão a usar e qual a textura que pretendem. Se quiserem barrar no pão colocam mais água e se quiserem comer com palitos de vegetais deixam o húmus mais grosso. Neste caso coloquei 1 chávena de café de água porque queria barrar no pão e porque triturei com a varinha mágica.


2) Comer! Foi simples né?



2º Húmus - Pasta de grão com cominhos e cebola caramelizada


Ingredientes:


*200 gr - Grão de bico;

*1 unidade - Cebola (média);

*3 colheres chá - Sementes de sésamo (usei as pretas);

*1/2 chávena café - Água (esta quantidade varia);

*1/2 chávena café - Azeite;

*Uma pitada - Sal, pimenta e cominhos.


Como fazer?


1) Cortar a cebola em meias luas finas e deixar caramelizar numa frigideira quente com um fio de azeite e uma pitada de sal - quando estiver bem molinha podem retirar.


2) Triturar tudo junto - não esquecer que a água varia dependendo da textura que pretendem e do processador que estão a usar.


3) Comer. Nesta tiveram que usar a frigideira, mas foi simples na mesma, certo?



Notas:


*Podem juntar ou substituir os temperos destes húmus por: caril em pó, pimentão doce (se for fumado parece que adicionaram chouriço), basicamente todas as ervas aromáticas (manjericão, oregãos, tomilho, cebolinho...), curcuma (em pó ou raiz), sementes de mostarda ou mostarda em pasta, molho de tomate ou até molho de soja (reduzir no sal neste caso).


*Eu também adoro juntar vegetais a este creme delicioso. Podem juntar cebola (tal como fiz) mas em vez de caramelizarem usem a cebola crua ou salteada com alho para ficar tudo mais intenso. Uma das minhas misturas preferidas é juntar beterraba e bastante alho e cebolinho, esta junção faz com que eu consiga comer beterraba (vegetal que costumo odiar) e ainda tem uma cor linda que atrai qualquer comilão. Se quiserem um húmus super macio juntem puré de batata doce (GOD, é maravilhoso).


*Agora vem a melhor parte.... Sabem qual é a substituição mais básica para se fazer um húmus super diferente? Trocar o grão por qualquer outra leguminosa, tal como feijão preto, feijão branco, tremoços, feijão frade ou outro qualquer que tenham em casa.


*Sobrou caril de vegetais, refogado de feijão ou uma feijoada vegana e não sabem o que fazer com eles? Triturem com um pouco do liquido e já têm um húmus de reaproveitamento. Também podem juntar farinha a um húmus que ficou mais grosso e fazer uns hambúrgueres.


Cozinhar é uma questão de criatividade e de muita tentativa e erro. Experimentem fazer um húmus com os vossos temperos preferidos e acreditem que tanto pode dar porcaria como podem vir a ser a melhor invenção dos últimos tempo.


Já sabem que se tiverem dúvidas ou quiserem acrescentar alguma coisa ao nosso post é só enviarem mensagem no nosso instagram (@inquietosdoinsta) ou também podem falar comigo pelo meu instagram pessoal (@carmela_cenas).


Ana Carmela

Comments


bottom of page