top of page

Caderno da Paula Lovely

  • Foto do escritor: In!quieto
    In!quieto
  • 9 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de jan. de 2019


Quando o Paolo soltou a Paula Lovely


O Paolo é a Paula, e a Paula é o Paolo. O Paolo Gorgoni é um activista italiano no mundo LGBTI e na temática do HIV. Hoje vamos dar a conhecer apenas um pouco do seu outro eu - Paula Lovely.

Lovely surge no meio da performance drag cheia de cor, luz e voz. A Paula nasceu para o palco e esperamos mesmo que não decida sair de lá.

E quem disse que o playback estava na moda? A Paula não segue tendências, transforma-as. Vamos conhecer mais a personagem por detrás da frase icónica: Quem nasce cabra / Não morre cisne ?


1. Como surgiu a Paula Lovely?


A Paula Lovely sempre existiu, apesar de não se ter revelado até Fevereiro de 2017.

A primeira vez que vim viver em Lisboa foi como estudante Erasmus em 2008, e foi aí que alguns amigos meus me chamaram de Paula. Assim, mesmo com U à Portuguesa.

Nunca pensei em fazer dela uma verdadeira performer no mundo real, mas em 2017, novamente em Lisboa isso aconteceu. Fui convidado pela irmã NoIsee (pronuncia-se como a frase inglês No I SEE) a participar no Kabaretto, um evento regular no FavelaLX. O intuito deste evento era reunir artistas e pessoas queer que quisessem partilhar trabalhos, ideias ou atos performativos.

A partir daí, nunca mais parei de cantar ao vivo, escrever e criar as minhas próprias atuações e colaborar com diversos artistas na criação de coisas novas.


2. Tens 5 palavras que a definam?


Favolosa (mesmo em italiano, porque tem uma ligação emocional à comunidade Trans* de Bologna, cidade onde vivia antes de mudar para cá),Transformações, Poesia, Música, Ativismo.


3. Que emoções e/ou reações aspiras ver no público com as tuas performances?


Depende muito do tipo de intervenção que estou a propor. No geral, gosto de imaginar as pessoas que participam nos meus eventos a colocarem perguntas novas.

Gosto de gerar uma reflexão para além da emoção do momento, de deixar algo. Nem que seja uma simples pergunta que volta a bater na cabeça.

Quero que as minhas performances sejam para todos um verdadeiro percurso pessoal.


4. Se conseguisses escolher qualquer pessoa para realizar um dueto, quem seria?


Madonna, já que mora aqui, seria mesmo fácil, certo?

Devia ligar-lhe a perguntar se quer tomar um rosé salentino comigo para falarmos as duas do projeto.


5. Podes partilhar alguns projectos em curso ou em aberto?


Neste momento estou a colaborar com uma pianista muito talentosa, Francesca Guatteri. Já realizámos uma atuação juntas no último Sunday Show, a Sunday of Love, no final de Setembro. Agora estamos a criar um repertório e uma série de experiências performativas para enfrentar novos desafios em breve.

Estivemos em palco na Gala Abraço, no dia 1 de Dezembro, dia Mundial da Luta Contra a SIDA, no Teatro Municipal São Luiz. Contámos também com a colaboração criativa duma jovem artista visual, Asia Giannelli, para criarmos uma narrativa comum na entrega do nosso trabalho ao público.

Entretanto, estou a colaborar num outro projeto, mais ligado à luta contra a discriminação, mas não posso dizer mais que isso, por enquanto.



Links úteis:

- Instagram: @paula_lovely_gorgeus

- Facebook: Paula Lovely

Posts recentes

Ver tudo
Caderno -The Portuguese Bartender

O The Portuguese Bartender é um projeto para os apaixonados ou apenas curiosos pelo mundo dos cocktails. O Daniel passeia por diversos...

 
 
 

Kommentit


bottom of page